O guia definitivo para gerenciar qualquer vidraçaria no Instagram |
Eu como bom social media que sou, não podia deixar de trazer para você um post completão com dicas do que postar no Instagram de vidraçaria, como você pode fazer para gerenciar esse perfil e conseguir melhores resultados.
Afinal, um dos meus clientes é vidraçaria então tenho muita coisa legal pra falar aqui. Bora ver?
PARTE 1: O QUE POSTAR NO INSTAGRAM DE UMA VIDRAÇARIA?
Executando o serviço
Aqui você pode destacar a equipe chegando à obra, como tudo está sendo executado com perfeição pela equipe e a obra está ficando linda. Se esse cliente veio até a vidraçaria através de um Arquiteto parceiro é interessante mencionar no post o Arquiteto responsável pelo projeto.
Ex: “Vidraçaria tal marcando presença em mais um projeto, executando todas as esquadrias e guarda-corpos de vidro temperado e laminado. Tudo sendo executado com perfeição e empenho pela nossa equipe. Um grande projeto do Arquiteto tal...”, nessa pegada entendeu?
No caso de serviços mais simples como a instalação de espelho ou box basta criar um vídeo do serviço concluído, falando de como ficou perfeito, destacar o ambiente que ele foi instalado e o resultado final.
Você pode fazer vídeos para os stories mostrando o andamento da obra em seus momentos mais importantes, até a conclusão. E quando chegar essa hora, faz um vídeo caprichado no feed em formato reels apresentando a obra 100% concluída e falando sobre os serviços executados pela vidraçaria. Lembre-se de marcar o profissional responsável pelo projeto, se for o caso.
Você pode fazer vídeos para os stories mostrando o andamento da obra em seus momentos mais importantes, até a conclusão. E quando chegar essa hora, faz um vídeo caprichado no feed em formato reels apresentando a obra 100% concluída e falando sobre os serviços executados pela vidraçaria. Lembre-se de marcar o profissional responsável pelo projeto, se for o caso.
Funcionamento dos produtos
Ex: esquadrias, envidraçamento de varanda. Para quem trabalha em vidraçaria, abrir e fechar um envidraçamento de varanda ou venezianas orientáveis é algo simples, mas para quem vai usar esses produtos pela primeira vez pode ser um desafio. Então que tal ajudar essas pessoas mostrando como usar esses produtos?
Obviamente, aqui a melhor escolha é o formato de vídeo por ser mais dinâmico. Esse é um tipo de conteúdo que pode ser postado tanto nos stories quanto no feed.
Dicas simples de limpeza e manutenção
Outro tipo de conteúdo útil que pode fidelizar o público. Limpeza e manutenção correta de um espelho, box ou janela resulta em maior durabilidade.
E se você mostrar as pessoas como ter esses cuidados, elas retornarão sempre ao perfil querendo mais.
Veja alguns exemplos: como limpar corretamente e evitar que ele oxide mais rápido, qual produto ideal usar na limpeza do vidro do box ou janela... quanto mais produtos tiver na vidraçaria, mais ideias de conteúdo virão!
Essas dicas funcionam nos stories e feed. Mas se quiser deixar a coisa mais profissional, publique nos stories e crie um destaque chamado Dicas para deixar todas as dicas. Assim as pessoas vão ter acesso a elas mais rápido!
Eventos diversos
Participação de eventos relacionados a Arquitetura, Decoração e setor de vidraçarias é uma oportunidade de ouro para destacar o negócio no Instagram! Entre alguns dos mais conhecidos estão Casacor, Casas Conceito, Fesqua (Feira Internacional de Indústria de Esquadrias).
Mesmo que a vidraçaria não participe do evento como patrocinadora (no caso de Casacor e Casas Conceito), é importante marcar presença e registrar o momento. Afinal, quem não é visto, não é lembrado :)
Esse conteúdo pode ser em formato de foto ou vídeo.
Visita à fábricas de fornecedores
Sempre que a vidraçaria tiver a oportunidade de visitar a fábrica de um fornecedor, seja para conhecer a empresa, novidades ou buscar novos produtos, é importantíssimo não perder a chance de registrar isso!
É um tipo de conteúdo diferenciado e mostra que a vidraçaria busca ampliar o conhecimento e trazer novas soluções para o dia-a-dia das pessoas.
Espelhos - aqui mesmo método das enquetes dos boxes pode ser aplicado. como opção temos uma foto com espelho prata, outra com bronze, além dos modelos diferentes.
Esquadrias - tem tanto conteúdo sobre esquadrias que pode ser postado no Instagram que dá para fazer um artigo falando só disso! Ainda mais se a vidraçaria tem opções diversas de esquadria, incluindo as de alto padrão.
Reunião em escritórios de parceiros
Quando uma vidraçaria trabalha com parceiros tipo Arquitetos, Engenheiros ou empresas de acessórios como puxadores, sempre terá ocasiões de se reunir com esses profissionais, ou seja, mais uma oportunidade de criar conteúdo diferenciado para o público que pode ser um vídeo apresentando o escritório do Arquiteto tal, selfie ao lado do profissional, ou fotos dos produtos de lojas parceiras.
Aqui o formato de stories é ideal tanto em vídeo quanto fotos. No feed pode ser postado um vídeo ou fotos em carrossel registrando os momentos mais importantes do evento.
Como produzir vídeo dá trabalho e nem sempre há tempo disponível para tal você também pode postar fotos de:
Boxes – no caso de ter mais de um modelo de box experimente postar uma sequência com todos os modelos disponíveis, começando do mais simples até o mais sofisticado. Na primeira foto você pode usar uma legenda como: “Apresentando nossos boxes”.
Boxes – no caso de ter mais de um modelo de box experimente postar uma sequência com todos os modelos disponíveis, começando do mais simples até o mais sofisticado. Na primeira foto você pode usar uma legenda como: “Apresentando nossos boxes”.
Em cada foto você coloca o nome do modelo e material usado (se o kit é de alumínio ou inox) e na última imagem deixa uma legenda assim: “E aí qual você gostou mais? Fala pra mim no direct!”. Esse texto seria uma chamada para ação (call to action) convidando as pessoas a interagirem com a vidraçaria.
Esse conteúdo seria para os stories e nesse caso, lembre de usar fotos que preencham a tela toda ok?
Falando em interagir, uma coisa que gosto de fazer é usar enquetes. E com box funciona super bem! Por exemplo: uma foto montagem com dois boxes: um com kit dourado à esquerda e rosê à direita e na enquete pergunte às pessoas de qual elas gostam mais.
Falando em interagir, uma coisa que gosto de fazer é usar enquetes. E com box funciona super bem! Por exemplo: uma foto montagem com dois boxes: um com kit dourado à esquerda e rosê à direita e na enquete pergunte às pessoas de qual elas gostam mais.
Esse tipo de stories é muito bom porque é um ponto extra de engajamento por conta dos toque nas opções de escolha. Isso faz com que você consiga mais visualizações nesse post e no próximo!
Esquadrias - tem tanto conteúdo sobre esquadrias que pode ser postado no Instagram que dá para fazer um artigo falando só disso! Ainda mais se a vidraçaria tem opções diversas de esquadria, incluindo as de alto padrão.
No caso de fotos você pode inserir legendas curtas falando dos benefícios das esquadrias. Por exemplo:
- Esquadrias com vidro laminado tem melhor isolamento acústico, além de ser um vidro mais seguro;
- Veda muito melhor que os sistemas convencionais;
- É um sistema mais moderno que os de vidro temperado;
- As esquadrias de correr são mais leves de abrir ou fechar que os sistemas de vidro temperado;
- Design moderno.
Tendo esses benefícios em mente, dá para criar muita coisa! Se optar pelo formato de vídeo funciona melhor falar sobre a esquadria ao mesmo tempo em que mostra ela funcionando.
Soluções diferenciadas
Se estamos falando de uma vidraçaria que oferece soluções diferenciadas ou de alto padrão, então aqui está mais uma chance de se destacar no Instagram: por exemplo, uma linha exclusiva de esquadrias, superior a Suprema ou Gold, box com perfil slim, espelho retroiluminado, etc.
Conteúdos com esses produtos são muito bem-vindos no feed para atrair a atenção dos seus seguidores e conquistar novos.
PARTE 2: COMO GERENCIAR UM PERFIL DE VIDRAÇARIA NO INSTAGRAM?
Agora que você já sabe o que postar, vou te mostrar dicas importantes para gerenciamento de Instagram voltados para uma vidraçaria e assim alcançar resultados ainda melhores:
Cuidado com as capas dos vídeos - sempre que postar um vídeo escolha uma capa que chame atenção: postar sem fazer esse ajuste traz o risco de o vídeo alcançar menos pessoas por mais incrível que ele seja! Se tiver pessoas no vídeo dê preferência a uma capa onde ela (ou elas) apareçam.
Algo interessante que eu notei é que capas onde mostra a pessoa apontando o produto executado tem bons resultados.
E ao invés de mostrar o corpo todo da pessoa em uma imagem mais distante, mostrar ela de perto funciona melhor.
Microfone sem fio - é normal em execução de serviços ter barulho. Principalmente se for em grandes obras! Como consequência o barulho atrapalha na hora de gravar, deixando o áudio ruim. Por conta disso considere investir em um microfone sem fio para gravar esses vídeos. O resultado fica mais profissional.
A importância de marcar outros perfis - como já mencionei antes, marcar o profissional responsável pelo projeto é de praxe, só que as marcações vão além! Por exemplo, no caso de um evento, marque o perfil do evento, quando fizer uma visita à um fornecedor marque ele também. Se as fotos foram feitas por um fotógrafo, marque-o.
Ou seja, são aqueles perfis que fazem parte do círculo de contatos de negócios ou nas redes sociais e que podem agregar ao seu de alguma forma.
Marcar localização - esse é um recurso que mesmo hoje ainda é desprezado por muitas empresas. As pessoas também encontram perfis através de localização! Então se a vidraçaria executou as esquadrias do hotel tal, marca ele na localização.
Interaja - parece clichê mas é bom reforçar, afinal esse é um propósitos das redes sociais: responda os comentários dos seus posts e comente nos posts de de perfis estratégicos como Arquitetos parceiros, clientes fiéis de longa data, fornecedores, etc.
Você não precisa fazer isso em todos os posts e quando não tiver tempo pra ficar comentando, pelo menos deixa uma curtida.
Use conteúdo gerado pelo cliente - Sempre que possível peça para aqueles clientes mais fiéis (aquele tão fiel que é quase um amigo) para fazer um vídeo do serviço depois de pronto, dando o feedback e marcando a vidraçaria. Caso ele marque nos stories, reposte e crie um destaque chamado Clientes para guardar esse conteúdo lá.
Impulsionamento - nem vem com aquele papo de "Ah, tô a fim de gastar não!". Gerar visibilidade através de conteúdo orgânico (aquele que não vem de anúncios) é totalmente possível, mas chega um momento que é preciso investir em publicidade sim.
A princípio pode ser um investimento alto contratar um gestor de tráfego, pois eles trabalham com campanhas completas através do gerenciador de anúncios do Facebook, então como alternativa há o botão Impulsionar.
No caso do meu cliente, ele já contratou um gestor de tráfego para realizar uma campanha maior e atualmente investe no botão impulsionar, fazendo quatro impulsionamentos por mês.
Se você me perguntar qual o mais indicado, a resposta é os dois! Agora qual escolher vai depender do momento em que a vidraçaria se encontra, que tipo de ação de publicidade ela pretende, quanto está disponível a investir entre outros fatores.
Tendo isso em consideração vale a pena ao menos investir no Impulsionar para adquirir seguidores, cliques no link ou mensagens no direct de pessoas interessadas.
Cuidados com as hashtags - por mais tentador que seja encher um post com milhões de hashtags eu recomendo apenas 5. Funciona bem pra mim e além da quantidade, escolher as certas fará toda a diferença.
Se você vai postar um box, resuma as hashtags nos atributos desse box, o ambiente que é instalado e ao invés de usar hashtags genéricas que tem maior concorrência use as mais específicas. Ex: #boxdevidrotemperado #suítemasterdecorada #vidraçariasalvador... além disso, evite ficar repetindo as mesmas hashtags em cada post. O algoritmo não curte isso e como consequência você não conseguir alcançar tantas pessoas com essas hashtags.
Texto no vídeo - quando for postar um vídeo no reels, adicione um pequeno texto que seja chamativo e ao mesmo tempo dê para as pessoas uma ideia do que será aquele vídeo. A posição do texto que funciona bem pra mim é centralizado e na parte inferior.
Faça testes e escolha a que for melhor pra você e cuidado para não deixar o texto longo! Duas linhas no máximo ok?
Para o caso de não trabalhar com automação - se você não usa ferramenta de automação, pode ser um desafio dar conta das mensagens se a vidraçaria tem um fluxo grande de interações.
Nesse caso você pode criar mensagens automáticas com uma ferramenta do próprio Instagram ou deixar no bloco de notas um texto pronto para mensagens mais específicas.
Por exemplo toda vez que alguém mandar uma mensagem falando sobre orçamento você pode mandar o texto: "Olá, tudo bem? Para orçamentos clique no link abaixo e fale diretamente com um de nossos consultores". E o link ao ser clicado leva a pessoa direto para o WhatsApp da vidraçaria.
O que colocar na Bio - aqui vou citar as informações para deixar o Instagram de uma vidraçaria mais profissional e aumentar as chances das pessoas seguirem e interagirem na primeira visita:
- Nome da vidraçaria
- Algumas palavras que descrevam os principais produtos fornecidos pela empresa. Ex: Boxes | Espelhos | Esquadrias
- Endereço
- Telefone
- Link - pode ser do site caso tenha ou para iniciar uma conversa no WhatsApp. Dica um se encurtados de link para deixar o visual menos "poluído". Um dos mais conhecidos e que eu recomendo é o Bitly.
E para aumentar as chances das pessoas clicarem no link adicione um texto acima como: "Conheça nossos produtos / Fale com um de nossos consultores" e no final do texto deixa o emoji do dedo apontando para baixo onde estará o link.
O que fazer com comentários negativos? - por mais profissional e comprometida que seja a vidraçaria, pode acontecer uma situação ou outra que desagrade o cliente, fazendo que ele deixe um feedback negativo no Instagram da empresa.
Não é recomendável apagar o comentário pois isso vai deixar uma impressão ainda pior nele. Demonstre profissionalismo se desculpando pelo erro e que todos os esforços estão sendo feitos para que o problema seja resolvido o quanto antes.
Deixe claro também que esse tipo de corrido não é do feitio da empresa e que serão tomadas todas as providências para que não se repita.
Agradecer pelo feedback também é interessante, complementando que este servirá para a empresa se torne ainda melhor, afinal uma crítica construtiva é bem-vinda e nesse caso a estratégia é usar um feedback negativo ao favor da empresa.
Por outro lado, pode acontecer de a pessoa ter um comportamento tóxico e falar muito mais ao ponto de querer insultar e "queimar" a marca. Em casos assim é melhor apagar o comentário mesmo, principalmente se tiver palavras ofensivas!
Outra alternativa é restringir o perfil da pessoa que fez o comentário para que os próximos sejam vistos só por ela e quem estiver gerenciando o perfil da vidraçaria.
Bora bombar essa vidraçaria no Instagram?
Tenho certeza que depois desse conteúdo não vai te faltar ideias do que postar ou como gerenciar uma vidraçaria no Instagram!
E se mesmo assim você quiser saber mais, pergunta pra mim nos comentários! E claro, se for comentar aproveita também para dizer o que achou do post que eu vou ter o maior prazer de responder!
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